Alguns conceitos

terça-feira, 5 de abril de 2011
Passei as férias dando voltas com Maturana, mas também deu tempo para ler outra autora, Regina Maria Rabello Borges, e o livro é: EM DEBATE: CIENTIFICIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, o livro aborda algumas visões sobre a natureza do conhecimento científico, e (copiando o que está escrito na contra capa do livro) fundamenta um debate epistemológico a partir das questões: O que é ciência? Como o conhecimento científico se desenvolve? Como podemos relacionar observações e teorias, ciência e educação, conhecimento e poder?.

Parece ser um livro complexo? Mas não é, a autora discute estes aspectos de forma clara fazendo com que a leitura possa fluir de forma muito gostosa.
Pois bem, por vezes estamos em algum debate, conversa, palestra, ou em uma escrita ou leitura, e ouvimos rápida e repetidamente conceitos que nem sempre entendemos, isso acontece muito comigo, "minha nossa o que fazer"? Tem que ir buscar não é, e este livro está me ajudando nos seguintes aspectos:

Sobre a natureza do conhecimento: sabemos que desde muito tempo estudiosos tentam entender como conhecemos, e a partir desta vontade de explicar surgiram diversas vertentes, dentre elas o Racionalismo, Empirismo e Construtivismo: 

No Racionalismo como o próprio nome sugere, o conhecimento origina-se da razão, os racionalistas consideram que o conhecimento é independente da experiência. São exemplos de racionalistas Kant, Popper com seu "racionalismo crítico", entre outros.

O Empirismo considera que o conhecimento tem origem na experiência sensorial, ou seja, todo o conhecimento é vindo a posteriori,  a partir de nossa experiência, e através de nossos senidos. Fracis Bacon é um dos defensores do empirismo.

Já no Construtivismo "o conhecimento não pre-existe em nós, nem se encontra fora de nós, mas é construído pela interação do sujeito cognoscente com o objeto do conhecer" (BORGES, 2007, p.24), o ponto central do construtivismo é a interação, envolvendo ação e reflexão, teoria e prática. São exemplos de construtivistas         Piaget e Vygotsky.

Continuarei...

1 comentários:

Sheyla Costa Rodrigues Says:
10 de abril de 2011 às 11:29

Querida Michele fiquei muito vez de ver as voltas com... Maturana, Regina, colegas e contigo mesma como observadora a observar a própria ação, tem mostrado reflexos nas tuas colocações, e nas novas inquietações que surgem quando nos permitimos perguntarve duvidar.
Continue nesse caminho! Questione, descubra, mude! O conhecimento é irresistível. Perguntas é que movem o mundo!
Beijinhos

Postar um comentário