Novos Talentos da Física

terça-feira, 7 de junho de 2011



A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública surgiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizada pelo professor Leopoldo de Meis, em 1985. Nesse ano, realizou-se o primeiro curso experimental de curta duração, com a participação de 35 alunos. Três anos mais tarde, foram selecionados os dois primeiros estagiários do programa, que já havia oferecido o curso a 175 alunos.



Em 1994, os cursos foram expandidos também a professores da rede pública e, em 1995, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se tornou a primeira parceira da UFRJ no programa. A partir de 2005 iniciou-se um esforço para a ampliação do programa e outras universidades passaram a integrá-lo. Entre elas as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, do Ceará, do Pará, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina. Hoje, 23 universidades públicas fazem parte do programa.


Até 2007, 7830 alunos e 3073 professores participaram dos cursos experimentais de curta duração e 346 alunos e 104 professores estagiaram em laboratórios. Em 2010, foram oferecidos um total de 105 cursos de curta duração, mais que 50 outros tipos de cursos e outras atividades diversas como feiras de ciência e teatros. O número de participantes das atividades dos cursos experimentais foi de 2820 alunos e 970 professores. Os estudantes de baixa renda tiveram acesso a 108 vagas de estágios no último ano. Já para professores, o número de ofertas foi de 17.


Os cursos de férias oferecidos apostam na aplicabilidade e no dinamismo do ensino, através de DVD’s, história em quadrinhos, livros, manuais, literatura de cordel, peças teatrais e outras atividades. A última inovação foi a do glossário científico em Libras (Língua Brasileira de Sinais), desenvolvido e incentivado pela professora Vivian Rumjanek, da UFRJ.


Temos agora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, também o "Novos talentos da Física", o grupo discute sobre o ensino e sobre a aprendizagem da Física e busca alternativas de apresentá-la de formas dinâmicas, dando alternativas para professores ensiná-la e alunos estudá-la. É um novo grupo, está sendo muito bom ver que o ensino de Física começa a ter seu espaço na nossa Universidade.
Para acessar nosso site, fazer inscrição para o curso de férias, obter informações acesse: http://www.novostalentosfisica.furg.br/



As informações sobre a rede Novos Talentos da Rede Pública foram retiradas do site:  GEEPSFURG

0 comentários:

Postar um comentário